panela-de-barro
Dicas Eco

Panela de barro – Benefícios

Você precisa ter pelo menos uma panela de barro! Veja os benefícios e corra para ter a sua!

Ah, veja também os cuidados iniciais antes de usa-la pela primeira vez no final da matéria.

Benefícios da panela de barro: 

1.Tornam os alimentos mais saudáveis

Pois as panelas de barro são alcalinas por natureza

A argila é de natureza alcalina e interage com a acidez dos alimentos, neutralizando e equilibrando o pH e tornando os alimentos mais saudáveis e muito mais saborosos. 

Acredita-se que esse tipo de panela de barro, fornece os minerais necessários, incluindo cálcio, magnésio, ferro, fósforo e enxofre, que beneficiam nossa saúde.

2.Preservam muito mais os nutrientes dos alimentos

As propriedades de um aquecimento suave e lento de uma panela de barro desempenham um papel importante na preservação dos nutrientes que possui qualquer alimento. 

3.Panelas de barro mantêm longe as bactérias 

Como os alimentos das panelas de barro ficam intocados à temperatura ambiente, eles ficam muito mais preservados às bactérias e se conservam lá dentro por mais tempo.

4.Não liberam substâncias tóxicas para o alimento

Panelas de barro são seguras e completamente não tóxicas.

A razão mais convincente para começar a cozinhar em panelas de barro não esmaltadas, vem de uma única coisa que ele não faz – que é liberar metais pesados e prejudiciais em sua comida.

Claro, você pode estar pensando – mas e o chumbo em panelas de barro?

Se a panela não é esmaltada, é quase impossível ter chumbo nela, por isso é muito importante escolher panelas que tenha um selo de certificação de qualidade. 

5.Menor uso de óleos e gorduras 

Devido à sua resistência ao calor e cozimento lento, a comida retém todos os seus óleos e umidade; portanto, você não precisaria de óleo extra ou gordura para fornecer umidade à sua comida.

6.Mantém o aquecimento por um período maior

Por isso é tão indicada para o preparo de caldos, sopas, feijões e etc .

 7.Melhor para o Planeta

Além de ser bom para você e sua comida, panelas de barro não esmaltadas são amigas do meio ambiente e por isso muito melhor para nosso planeta.

O barro vem diretamente da terra e se decompõem completamente quando você descarta voltando a ser o que era antes … simplesmente barro.  Ao contrário de panelas de teflon e panelas de aço que ocupam espaços em lixões ou aterros.  

Antes de usar a panela de barro pela primeira vez, unte a panela com umas 2 colheres (de sopa) de óleo, leve ao fogo para queimar. Vai fazer um pouco de fumaça, mas é assim mesmo. Depois é só lavar com água e sabão e a panela estará prontinha para o uso. Esse procedimento evitará gosto ou cheiro do barro.

Compartilhar essa matéria: