CAPONATA COM O CORAÇÃO DA BANANA VERDE

 Ingredientes

– *Coração de banana verde picado fino (O coração é a parte que fica pendurada no final do cacho. Também conhecido como umbigo da bananeira. Ele é cor de vinho)

– 4 cebolas cortadas

– 2 cenouras raladas

– 1/2 copo de vinho branco seco

– uva passa sem semente

– sal marinho e azeite de oliva à gosto

– Salsa bem picadinha

– Orégano picadinho

Dica para colher o coração da bananeira:

O “melhor momento” para colher o coração da bananeira é quando as bananas estiverem verdes, granadas (quando elas já estão gordinhas e arredondadas e não com aquelas pontas quadradas), já em seu tamanho final e o coração ainda vívido e de cor vinho.

Preparo

– Retirar as flores ou dedos da banana de dentro e cortar fatias finas (como se corta couve)

– Deixá-las de molho de um dia para o outro ou aferventá-las até murcharem

– Depois de cozidas, coloque-as numa solução previamente preparada com 1Lde água e suco de 2 limões e deixe-as nessa solução de 30 a 40 min.

Em uma panela, dourar as cebolas e cenoura ralada, acrescentar a uva passa, o vinho, o sal. Cobrir tudo com azeite. Juntar as tirinhas de coração. Acertar o sal e levar um pouco mais ao fogo. Acrescentar a salsa e o orégano. Deixar esfriar, pode ser servido frio com pão, ou utilizado para temperar pratos como macarrão, arroz, farofa.

Conservar embebido ao azeite.

Pode ser mantido na geladeira por 1 mês.

Fonte: Curso realizado por mim no Espaço Zym em SP com a chef Cláudia Mattos e Paulinha Junqueira. Espaço ZYM é um local agradabilíssimo, rodeado de plantas, localizado na Lapa em São Paulo, onde você encontra um Bistrô vegetariano, cursos e terapias.  Endereço Espaço ZYM: Rua Tonelero, 1248 – Lapa – São paulo – SP – Tel.: (11) 3021-5637