A biomassa da banana verde serve para o preparo de diversos alimentos, servindo de base para salgados e doces. Veja as receitas que utilizam a Biomassa em nossa página: http://vidaeco.com.br/receitas-eco/banana-verde/  

 

BIOMASSA DE BANANA VERDE

Ingredientes

Bananas verdes não climatizadas com casca

Obs.: 1kg de banana equivale a 18 bananas aproximadamente

  

Preparo

 Biomassa da Polpa:

 Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, com água e sabão e uma esponja.

Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água.

Desligue o fogo após 8 minutos de pressão e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas. Espere o vapor escapar naturalmente, não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo.

Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água da panela e vá aos poucos tirando a casca da polpa, que dever ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente para não esfarinhar.

O produto que sai do processador é a *Biomassa P (biomassa da Polpa)

Conservação: Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em um saco plástico, hermeticamente fechado. Na geladeira, dura por no máximo 8 dias. No congelador dura de 3 a 4 meses, mas necessitará de um reprocessamento para ser utilizada.

As cascas da banana verde podem ser utilizadas para o preparo da Biomassa de Fibra.

 

Biomassa da Casca (Biomassa de Fibra):

Utilize as cascas das bananas verdes cozidas como descrito acima.

Após o cozimento e retirada das cascas das bananas, corte as  extremidades das cascas e deixe de molho em uma bacia grande com 1 litro de água e suco de 2 limões espremidos, durante 30 a 40 minutos.

Retire as cascas dessa bacia e passe no processador ou liquidificador.

O produto que sai do processador é a *Biomassa F (biomassa da Fibra, de casca).

Fonte: Curso realizado por mim no Espaço Zym em SP com a chef Cláudia Mattos e Paulinha Junqueira. Espaço ZYM é um local agradabilíssimo, rodeado de plantas, localizado na Lapa em São Paulo, onde você encontra um Bistrô vegetariano, cursos e terapias.  Endereço Espaço ZYM: Rua Tonelero, 1248 – Lapa – São paulo – SP – Tel.: (11) 3021-5637